segunda-feira, 17 de setembro de 2012

INTRODUÇÃO AO ESTUDO GEOMORFOLÓGICO (CONT)

2
Nesta segunda postagem será continuada a postagem do tópico sobre o estudo geomorfológico, para acompanhar as outras sequencialmente postadas é só clicar aqui.

Já vimos que a Geomorfologia é uma Ciência da Terra que estuda as formas de relevo, devendo-se considerar sua origem, natureza, desenvolvimento de processos e quais as composições dos materiais envolvidos.

Entretanto, existem alguns principais ramos de estudos classificados por GUERRA e MARÇAL 2006.

I - GEOMORFOLOGIA URBANA: Responsável por analisar os problemas naturais enfrentados pela sociedade, tais como grandes catástrofes, ocorridas no meio urbano, em função de diversos processos de ocupação desordenada em áreas não passíveis de ocupação antrópica, como terrenos localizados muito próximos a rios, zonas costeiras, áreas de ressacas e etc. 

II - GEOMORFOLOGIA DAS ÁREAS RURAIS: Responsável com o estudo da expansão de atividades agropastoris, precedidas muitas vezes, de eventos que consequentemente causam impacto ao meio natural como por exemplo os desmatamentos.

III - GEOMORFOLOGIA E PLANEJAMENTO: Responsável na análise de vários seguimentos de planejamento através das pré-categorias - ESTRATÉGICAS E OPERACIONAIS - para assim utilizar de outros critérios em sub categorias como - Planejamento local; Planejamento Regional, Planejamento Nacional (etc.) ou Planejamento Urbano, Planejamento Rural, Planejamento Econômico(etc.)

Então Geomorfologia Urbana, Geomorfologia das Áreas Rurais e Geomorfologia e Planejamento são os principais ramos da ciência geomorfológica.



Fonte: Apostila de Introdução a Geomorfologia do Prof. Dr. Valter Gama de Avelar - CG/UNIFAP II/2012- Turma 2009.2


Os estudos continuam em outras postagens disponibilizadas no "clique aqui" acima, e é só acompanhar a Ordem através da numeração no topo da postagem. Agora que você conhece um pouco sobre alguns dos principais ramos da Geomorfologia, que tal comentar algo ? . 


quarta-feira, 12 de setembro de 2012

INTRODUÇÃO AO ESTUDO GEOMORFOLÓGICO

1
Nesta primeira postagem será iniciado um tópico sobre Geomorfologia, clique aqui para acompanhar o desenrolar deste fascinante estudo em outras postagens.

A Geomorfologia é uma Ciência da Terra que estuda as formas de relevo, para tanto, deve-se considerar sua origem, natureza, desenvolvimento de processos e quais as composições dos materiais envolvidos.
Etmologicamente, a palavra Geomorfologia está relacionada a três palavras gregas, as quais; GEO (TERRA), MORPHUS (FORMA) e LOGUS (ESTUDO), assim Geomorfologia se constitui no Estudo das formas de relevo da Terra.
Dentro desta ciência serão estudados entre outros, assuntos referentes à encostas, canais fluviais, áreas costeiras, processos cársticos, glaciais e desérticos, onde vários aspectos serão abordados, tais como:

- As formas de ocupação do espaço urbano e rural
- Interferência na construção Civil
- Planejamento Estratégico e Operacional
- Planejamento Territorial
- Riscos Ambientais
- Planejamento de utilização hídrica
- Mudanças nos regimes fluviométricos e pluviométricos
- Modificações gerais da paisagem 

Nesse caso, através desses estudos, podem ser evitadas ou minimizadas as grandes catástrofes do meio ambiente, reduzindo assim o número de vitimas fatais e lesados parcialmente bem como diversos danos aos próprio meio ambiente.

Os problemas da ocupação desordenada e dos processos naturais das encostas. Imagem da Internet.

Os problemas da falta de politicas de ordenamento territorial e da ação antrópica. Imagem da Internet.

Para tanto serão abordados os objetos de Estudo da Geomorfologia como:
- MORFOLOGIA (MORFOGRAFIA E MORFOMETRIA)
- MORFOGÊNESE: Origem e Desenvolvimento das formas de relevos através de processos ENDÓGENOS E EXÓGENOS.
- MORFODINÂMICA: Processos e forças ativas nas formas de relevo.
- MORFOCRONOLOGIA: Idade absoluta e relativa das formas de relevo e dos processos relacionados.

Fonte: Apostila de Introdução a Geomorfologia do Prof. Dr. Valter Gama de Avelar - CG/UNIFAP  II/2012- Turma 2009.2

Os estudos continuam em outras postagens, é só acompanhar a Ordem através da numeração no topo da postagem. Agora que você conhece um pouco sobre o que é Geomorfologia, comente algo. 

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

ESTRADAS


Foto: Eliakim Silva

Muita gente tem certa dificuldade em “Pegar” Estradas. Seja por algum trauma vivido, ou pelo simples fato de muitas vezes ser uma tarefa dispendiosa fisicamente. 

Geograficamente, quando se fala em estradas se pensa em deslocamento, até porque as estradas são a materialização ou cristalização desta ação dos indivíduos sociais que é o deslocamento. 

Pelas estradas, existem diariamente, fluxos de mercadorias e vidas. Destinos infinitos, cruzando um mar de terras desconhecidas, pois ao tratar do dia-a-dia nas estradas estamos falando de dias singulares, ou seja, nunca iguais. 

Muita gente utiliza das estradas por várias necessidades, entretanto, existem tantas pessoas dispostas a encarar as estradas como uma grande aventura. 

Mas, viajar pelas estradas é um exercício nada fácil, pelo contrário, exige experiência para lidar com as adversidades existentes. Um erro em uma estrada pode ser fatal. 

Estradas de terra, pavimentadas, que cruzam desertos ou florestas latifoliadas, existem inúmeros tipos de estradas. Nas estradas começam sonhos, mas também terminam. Assim, estradas são pontos de partida, entremeios e fins. 

Entre curvas ou retas, debaixo de sol ou de chuva, o que mais se espera de uma estrada, é que ela forneça uma viagem tranquila com um destino de sucesso. 

Se bem que no Brasil, de Norte a Sul e de Leste a Oeste, as condições de muitas estradas tornam o texto supracitado, um escrito de paixão por quem ama viajar, pois muitas representam para o povo sofrido, desgastado e esquecido, um triste destino que muitos evitam cruzar.


Eliakim Silva