sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Eclipse Solar Parcial em Novembro/2013


Segundo a página Climatologia Geográfica, dia 03 de Novembro de 2013 haverá um Eclipse Solar Parcial nós céus. Este fenômeno poderá ser visto em parte do Norte do Brasil e por todo o Nordeste a partir das 07:00 hs da manhã do referido dia. Neste evento, somente uma parte do Sol será ocultada pelo disco lunar, ao contrário dos Eclipses Solares Totais, onde todo o sol é escondido pela lua. 

Os Eclipses são bastante conhecidos, e antes de serem estudados na antiguidade, eram tidos como presságios bastantes ruins e associados à bruxaria. Este evento, o Eclipse Solar, é um fenômeno decorrente de um alinhamento quando a Lua se coloca entre a Terra e o Sol, ocultando a luz deste ultimo em alguma parte da terra. Já o Eclipse Lunar, ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham em suas órbitas, de forma com que a sombra do Planeta Terra seja projetada sobre a Lua.

No Eclipse Solar, seja ele Total ou Parcial, devem existir alguns cuidados na observação, que não é recomendada sem a utilização de equipamentos apropriados. 

Os objetos mais utilizados e popularmente conhecidos são os filtros fotográficos como os provenientes de exames Raio-X, mas estes não bloqueiam todas as radiações emitidas na luz solar, e por isso se deve ter cautela e não extrapolar no tempo gasto olhando diretamente para o Sol, pois durante a fase de penumbra a pupila tenderá a dilatar-se normalmente, e o repentino brilho da coroa solar poderá invasivamente causar danos irreversíveis à retina, segundo especialistas. 

Exemplo de como e onde o Eclipse poderá ser visualizado. Fonte: NASA


Boa Observação.


Nenhum comentário: